És estudante ou profissional de Marketing? Tens um negócio e precisas de aprender as bases do marketing digital? Então, tenho 3 sugestões de livros sobre marketing escritos por portugueses. 

Quando comecei a estudar Marketing, por volta de 2007, tínhamos uma bibliografia e algumas obras de referência que se tornaram na nossa “bíblia” durante aqueles anos. Havia imenso material sobre Marketing e Publicidade – livros, publicações, artigos, ensaios. No entanto, apenas uma pequena parte destes recursos era escrita por portugueses.

Embora tenha aprendido imenso, quando cheguei ao meu primeiro emprego (uma PME com cerca de 50 funcionários, em que o departamento de Marketing era composto por mim e um colega) senti a dificuldade em aplicar algumas das coisas que aprendi. Afinal, nos livros, os exemplos dados eram sempre de mercados estrangeiros, com uma realidade muito diferente daquela que é a portuguesa.

Ao longo dos anos percebi que é possível traduzir os conceitos de Marketing no tecido empresarial português, mesmo naquelas empresas mais pequenas e familiares onde não existe uma estrutura de Marketing complexa. Aliás, ao começar a trabalhar como freelancer, percebi que muito do que tinha aprendido me ia ser muito útil no meu percurso!

Hoje em dia, o Marketing Digital é um tema quente e muito falado e temos cada vez mais profissionais de excelência em Portugal. No entanto, continuamos a ter poucos livros escritos sobre o assunto. A herança centenária dos poetas e trovadores leva-nos sempre para a escrita mais lírica.

O Marketing, e mais especificamente o Marketing Digital, é uma disciplina muito ampla e que engloba variadas profissões. Indo desde o copywritting à gestão de anúncios e redes sociais, existem milhares de livros sobre o tema.

Os 3 livros que tenho para te sugerir são escritos por profissionais de referência e trazem exemplos práticos, aplicados à realidade das empresas portuguesas. São de leitura fácil e simples, trabalhados por módulos para que se torne mais fácil diferenciar as diferentes disciplinas.

São ótimos para estudantes de Marketing, profissionais que queiram refrescar os conhecimentos (como eu) ou qualquer outra pessoa que precise de conhecer mais a fundo este maravilhoso mundo do Marketing Digital.

Marketing Digital de A a Z – Guia essencial de marketing digital, Vasco Marques

Muito útil para quem está a começar a sua viagem pelo mundo do Marketing, este livro é uma espécie de glossário que introduz os principais temas da área. As explicações são simples, acessíveis e é certo que terminarás a leitura com uma visão mais profunda do Marketing Digital.

Preço aproximado: 17,90€

Comprar na Wook

Marketing Digital para Empresas – Guia prático para aumento das vendas na Internet, vários autores

Este livro não reúne o conhecimento de apenas um, mas de vários profissionais portugueses. André Novais de Paula, André Zeferino, Paulo Faustino, Marco Gouveia, Virgínia Coutinho e Frederico Carvalho são os autores que assinam este livro, uma autêntica ferramenta de trabalho para quem trabalha em Marketing no mercado português.

Desde plataformas Web a SEO, analytics, redes sociais e automação – está tudo neste livro, num formato simples de entender e aplicar.

Preço aproximado: 22,00€

Comprar na Wook

Marketing Digital na Prática, Paulo Faustino

Este é um manual para ter sempre na mesa de trabalho. Com uma forte componente prática, este livro ajuda-nos a construir uma estratégia de Marketing Digital para promover produtos ou serviços. 

O Paulo ensina também a aplicar as estratégias à realidade da empresa e dos consumidores, para que a teoria seja realmente posta em prática.

Preço aproximado: 17,90€

Comprar na Wook

Boas leituras!

*Os links deste artigo são links de afiliado. Ao comprares através destes links, estás a ajudar-me a continuar a criar conteúdo. Obrigada!