Agenda em papel ou digital: qual a melhor opção?

Agenda em papel ou digital: qual a melhor opção?

O que é melhor para organizar o teu trabalho? Uma agenda em papel ou digital? Com o ano a chegar ao fim, está na hora de escolher a melhor forma de apontar datas, objetivos e outras coisas importantes. 

Se calhar até já usas uma das duas opções, mas se estás a ler este artigo é provável que ainda tenhas dúvidas sobre qual a melhor opção. Há quem não renuncie ao cheiro e toque do papel e quem goste das oportunidades que uma App oferece.  Não existe um método infalível para todas as pessoas, mas existem vantagens e desvantagens em cada um.

Porquê usar uma agenda

Vivemos cada vez mais a um ritmo alucinante. Há mil e uma coisas para ver, fazer e concretizar. Perder uma reunião ou outra data importante não é opção, mas é provavel que te aconteça se não usas nenhuma ferramenta para planear o teu tempo.

Com filhos, uma agenda é ainda mais importante. A somar aos teus compromissos vão estar as consultas no pediatra, as reuniões da escola, as festas dos amiguinhos… É impossível memorizar tudo! 

Além do mais, queres manter a tua cabeça fresca para ter novas ideias para o teu projeto, certo? Então, não ter uma agenda não é opção! Seja uma agenda em papel ou digital, é importante que tenhas uma ferramenta para organizar o ano que aí vem.

És team agenda em papel se…

A agenda em papel pode ter vários formatos: mensal, semanal, diária… Diferentes formatos adequam-se a diferentes necessidades. Alguém cujo negócio funcione por marcações (uma estéticista, por exemplo) tem de ter uma agenda que lhe permita anotar todos os compromissos ao longo do dia.

As agendas em papel (ainda) são as preferidas de muitas pessoas e o motivo é muitos simples: ao escrever à mão, estamos a ajudar o nosso cérebro a memorizar.

A agenda de papel é mais indicada para ti se:

  • Gostas de fazer anotações em cima de anotações, desenhar gráficos, ilustrar ideias;
  • Precisas de uma solução personalizada para planear o teu dia a dia;
  • É frequente ficares sem bateria no smartphone ou esqueceres-te dele em casa;
  • Precisas de ter a agenda aberta em determinados momentos do teu trabalho;
  • Escrever te ajuda a memorizar e sintetizar informação.

És team agenda digital se…

As agendas digitais encontraram o seu apogeu com os smartphones. Hoje em dia, é possível sincronizar, partilhar e organizar todos os teus compromissos num instante, tornando a agenda digital indispensável para muitos profissionais.

Aposta na agenda digital se:

  • Gostas de receber alertas com as tarefas/compromissos pendentes;
  • Precisas de partilhar a informação da tua agenda com terceiros;
  • Gostas de manter um histórico dos anos anteriores;
  • Precisas de incluir anexos e imagens;
  • És muito sensível às questões da sustentabilidade.

Seja qual for a opção, planear os teus compromissos é a melhor forma de garantir que investes o teu tempo de forma inteligente. Por isso, é imperativo escolheres uma agenda em papel ou digital para apontares os teus compromissos. Só assim conseguirás gerir o teu tempo de forma eficaz.

Lembra-te: o teu tempo é um recurso muito caro!

YOU MIGHT ALSO LIKE

Leaver your comment